Popular Post

Posted by : Kadu quinta-feira, dezembro 17, 2009



O artigo 16.3 da Constituição Espanhola vigente define o país como um Estado sem confissão: ‘‘Nenhuma confissão terá caráter estatal‘‘. Porém, é garantida a liberdade religiosa e de culto dos indivíduos e é assegurada uma relação de cooperação entre os poderes públicos e todas as confissões religiosas. O catolicismo é a religião predominante no país. A Igreja Católica é a única mencionada expressamente na Constituição, no mesmo artigo 16.3: ‘‘… e manterão as conseguintes religiões de cooperação com a Igreja Católica e as demais confissões‘‘. 77,3% dos espanhóis se consideravam católicos, segundo um estudo do Centro de Investigações Sociológicas realizado em 2007. Seguindo a os católicos, o ateísmo e o agnosticismo supõe 18,9% e outras religiões minoritárias 1,7%. Não obstante, a porcentagem de praticantes é muito menor. Segundo o mesmo estudo, somente 18,5% vai a missa de forma regular: 2,3% vão à missa varias vezes na semana, e 16,2% nos domingos e dias festivos. Este grupo cumpre as disposições da própria Igreja Católica sobre fluência. Também existem 11,3% que vão alguma vez ao mês, o que indica o declive da religiosidade da população.
Enquanto a membros, a segunda religião em importância é a muçulmana. Calcula-se que há uns 800.000 fiéis, vindos fundamentalmente das recentes ondas de imigração. Há também um número crescente de igrejas protestantes, que somam cerca de 400.000 fiéis (a estatística própria dos protestantes em Espanha indica 1.200.000, dos quais 400.000 são espanhóis e o resto são estrangeiros que residem na Espanha durante pelo menos seis meses ao ano). Em terceiro lugar vêm os Testemunhas de Jeová com 103.784 fiéis e logo após, com cerca de 20.000 fiéis, o mormonismo. A comunidade judia na Espanha não supera os 15.000 fiéis.


Fonte: Wikipédia

{ 28 comentários... read them below or Comment }

  1. muito bom isso vai me ajudou muito no meu trabalho de geografia vlw !!

    ResponderExcluir
  2. muito bom isso me ajudou muito no meu trabalho de geografia vlw !!

    ResponderExcluir
  3. muito ruim,não me ajudou em nada!!

    ResponderExcluir
  4. muito legau isso me ajudou bastante no trabalho de filosofia!!!!!

    ResponderExcluir
  5. qua bom,isso me ajudou

    ResponderExcluir
  6. ridiculo, vê se da proxima vez toma vergonha e bota mais coisa powwww.....

    ResponderExcluir
  7. A maior parte da população da Espanha (un 76.0%) se declara católica, embora a porcentagem de praticantes é muito inferior.[1] Os 20.3% da população não se reconhece em nenhuma religião (definindo-se como ateus ou não crentes). Existem também minorias muçulmanvbcvxcxcas, protestantes e ortodoxas, cujo número foi-se incrementado recentemente devido à imigração (que somam em torno de 2,1% da população), assim como outros grupos, como judeus, budistas, baha'is ou mórmons, entre outros.
    Entretanto, a população espanhola é atualmente pouco praticante em seu conjunto: segundo uma pesquisa realizada pelo CIS em julho do ano 2009, 58,2% dos auto-definidos como crentes de alguma religião dizem não ir a missa ou a outros ofícios religiosos nunca ou quase nunca e os 17,0% dizem ir várias vezes ao ano, enquanto 13,3% dizem acudir a ofícios religiosos quase todos os domingos e dias festivos, com uns 2,0% indo várias vezes por semana.[1]
    Por outro lado, um recente estudo [1] da empresa galega Obradoiro de Socioloxia, realizado entre setembro e dezembro de 2008, com 12800 entrevistados, mostra a seguinte realidade religiosa na Espanha:
    católicos praticantes 29,2%;
    católicos não praticantes 51,3%;
    não crentes 8,9%;
    ateus 7,6%;
    crentes de outras religiões 2,1%.
    Dentre os quais mais da metade dos "católicos não praticantes" não creem que Cristo foi Deus ou filho de Deus, que nascera de uma virgem ou que ressuscitara ao terceiro dia (curiosamente, tampouco o creem uns 20% dos que consideram "praticantes"). E mais de 60% não creem no céu nem no inferno, nos milagres, em Adão e Eva, na criação divina do universo ou na sobrevivência da alma depois da morte. Além disso, um quarto dos católicos (praticantes e não praticantes) têm a fé também na astrologia e na reencarnação (todos os dados do Obradoiro de Sociologia).

    ResponderExcluir
  8. Opa gente, tdo bem?
    Esses dados são realmente simples, pois foram um pequeno projeto de uma viagem missionária que eu e minha esposa fizemos para Espanha e Portugal. Não era pra ser parâmetro de pesquisa escolar ou qualquer coisa assim..., se está ruim ou bom, não era a intenção sermos avaliados cientificamente.
    Mesmo porque, esse blog nem está mais ativo, com layout do template desatualizado e tals..., a viagem foi feita e foi muito boa.
    Vcs podem saber mais sobre a viagem no nosso blog: kaduelily.blogspot.com
    Obrigado ao anônimo que acrescentou mtas informações no seu comentário..., com certeza me vai ser útil em uma próxima viagem.
    Abraços a todos e que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  9. outros sites não falam tanto sobre a Espanha obg embora não seja intencionalmente educacional me ajudou e muito no meu trabalho de filosofia

    ResponderExcluir
  10. uhuuuuuuuuuuuuuuuu nova iguaçu

    ResponderExcluir
  11. tenho preguiça de leer ..

    ResponderExcluir
  12. otimo perfeito so que tem gente que e burra claro ne e fala a tenho preguisa de ler haaaaaaaaa folgado

    ResponderExcluir
  13. gostei muito, eu some eu somente li a metade do texto e dei de cara no que eu queria:)

    ResponderExcluir
  14. só pra corte com a cara de quem nao gostou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. pelomenos nao tirei zero no trabalho ainda bem...............

    ResponderExcluir
  16. gatinha asanhada se taquereno oque

    ResponderExcluir
  17. isso me ajudou muito em um trabalho de espanhol

    ResponderExcluir
  18. A Espanha precisa tomar sua providências, antes que seja tarde demais!

    Antes de mais nada, islamismo não é uma religião, mas, uma Seita Pedofílica e política, na qual a pedofilia é legalizada por lei do Islã.
    A realidade: os cristãos ou membros de outras religiões não enviam assassinos para matar no Oriente Médio.
    Porém, os muçulmanos enviam suas facções Terroristas, sob o pretexto que são "Fundamentalistas Islâmicos", para matar no Ocidente.
    Muçulmanos recolhem dízimos nas Mesquitas, para o Terrorismo, então são cúmplices.
    No Oriente Médio, constantemente, mutilam e matam cristãos e membros de outras religiões.
    Por que então, temos que os tolerar na Europa e Ásia, se eles nos odeiam, e somente não nos matam, porque temem as conseqüências?
    Os islamitas seguem, rigorosamente, o que está escrito no CORÃO (escrito pelo pedófilo Maomé, que chamam de Profeta), por esse motivo a PEDOFILIA é legalizada pela lei do ISLÃ.
    Também, nesse livro satânico que chamam de sagrado, o CORÃO, está escrito que todos têm que serem convertidos aos islamismo, ou serem assassinados.
    Nos noticiários, poderemos saber das atrocidades que praticam nas indefesas aldeias e pequenas cidades da África: estupram suas meninas e jovens, e matam todos os homens, para que não mais procriem: os "Cães Infiéis, ao Maomé" (como chamam todos que não são muçulmanos). Em seguida obrigam suas vítimas a colocar o véu, e as transformam em muçulmanas, contra a vontade delas.
    Depois alegam, decaradamente, que islamismo é a "religião" que mais cresce no mundo.
    Entre outras perversiades: estupros de mais de seicentas meninas e adolecentes, obviamente virgens, como foi amplamente divulgado na Itália. Em outros países europeus, onde estão infiltrados, acontece a mesma coisa.
    Ainda, picham todas as Igrejas nos países europeus, que os acolheram, onde podemos observar que apenas as Mesquitas, não estão pichadas. Se fosse obra de pichadores, as Mesquitas também estariam.
    Depois reclamam da ISLAMOFOBIA?

    E, viva a ISLAMOFOBIA, que varrerá do Ocidente, a chaga da humanidade, o islamismo, e suas perversões sexuais: a pedofilia

    ResponderExcluir
  19. isso não me ajudou nada!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. valeu vocês me ajudaram bastante.

    ResponderExcluir
  21. Uhh! Isso foi ótimo para mim no trabalho de espanhol...obrigado...consegui completar com vcs..!!

    ResponderExcluir
  22. Nossa não entendi nada prefiro a wikipedia !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc preferi a wikipedia pq veio procurar resposta aki hen

      Excluir
  23. eca, isso também ñ me ajudou em nada....

    ResponderExcluir
  24. para mim esta ótimo eles estão de parabéns pelo resumo na internet presta a atenção vcs porque a gente usa a internet para tira duvidas sobre o trabalho pedido e não com entrar no site e escolhamba a publicação do casal sendo que para quem usa o sie sendo qual quer um para tirar duvidas e uma coisa agora par imprimir e emtregar e facil e com certeza para vcs não deve esta bom pq e serviso de preguiçoso entra na internet seja com intessões boas ou de preguiçoso e para fazer o trabalo peido !entao aprenda a valorizar o que os otros fazem okfica a dika

    ResponderExcluir

- Copyright © Kadu e Lily - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -