Popular Post

Archive for dezembro 2009

Um pouco de nossa história até chegar nesse projeto

By : Kadu


Estamos juntos desde 27 de julho de 2001. Namoramos por 3 anos, noivamos e ficamos mais 2 anos e meio até nos casarmos em 10 de fevereiro de 2007.
Nesse tempo crescemos muito junto e praticamente toda formação "teológica" e experiência cristã genuína que tivemos foi juntos.
Por volta de 2002 tivemos a primeira impressão do chamado de Deus pra nós. Ainda éramos bem novos e inexperientes, porém estávamos aprendendo rapidamente sobre intimidade com Deus, obediência e ouvir a Sua voz. Tivemos uma conversa nessa época com o pastor da igreja que fazemos parte e ele nos aconselhou gastarmos mais tempo orando e discernindo o tempo sobre o que sentíamos como chamado. Na época fomos para o lado do seminário, com a idéia de formação pastoral pois era o que conhecíamos sobre o assunto. O fato de esperarmos e segurarmos um pouco o ímpeto veio de Deus mesmo. Depois disso tivemos bastante contato com um grande amigo, na época seminarista aspirante a pastor, que nos trouxe mais luz e base sobre cristianismo, vida com Deus, etc...
Mais um tempo e, através desse mesmo amigo, hoje pastor, Carlos Magno, conhecemos a Jocum e mais sobre o que era missões.Fomos apresentados a um casal, Fagner e Luciana, na época missionários no Senegal, que vieram ministrar em nossa igreja.
Ele foram como luz na escuridão no sentido de iluminarem o tema "missões" pra nós! E, mesmo nos conhecendo ainda pouco já nos desafiavam sobre isso porque diziam "ver" algo de diferente em nós. Isso mexeu bastante conosco!
Nessa época começamos a participar de impactos de rua, com dança, teatro, música, panfletagem..., via que quase todos missionários na nossa idade trilharam!
São Thomé das Letras-MG foi uma das cidades que participamos de impactos que mais nos marcaram. Estivemos 3 vezes lá, no aniversário da cidade, participando de impactos com Jocum, Ig. Presbiteriana, Hippies de Cristo, Avalanche, etc...
A idéia do chamado foi amadurecendo e em 2006 fui pra base de Jocum em Almirante Tamandaré, na grande Curitiba, fazer a minha ETED (Escola de Treinamento e Discipulado). Fui sozinho, mesmo noivo, deixando (com muita dor!) minha querida em Campinas.
A ETED foi maravilhosa pra mim! Tudo o que passei de experiência lá, tanto as boas como as ruins, foram de muito crescimento e as encaro até hoje como treinamento pro que haveria de vir.
Uma das coisas que me marcou naquele casal (Fagner e Lu) e que veio à tona na minha ETED é que estava onde estava, fazendo o que estava fazendo por gratidão..., por entender o que Deus fez por mim e querer retribuir eternamente, levando outros a entender isso também!!
Isso tirou de mim o peso de não ter, como a maioria diz, uma "palavra de chamado"! Estava lá e ainda estou por gratidão!
Enquanto isso Lily tinha experiências indescritíveis com Deus, fora do ambiente propício que eu estava, confirmando nela a vontade de seguir o mesmo caminho em obediência e gratidão!
Voltei e passei o segundo semestre de 2006 em Campinas, buscando servir as pessoas ao meu redor, minha família e também programando, finalmente, nosso casório. Casamos em fevereiro de 2007, já sabendo que iríamos voltar pra Curitiba pra que a Lily passasse pelo treinamento na ETED também.
Então, 20 dias depois de casados, fomos morar num quartinho pequeno, que chamávamos de lar (saudade!) e passamos mais momentos maravilhosos com o Pai, descobrindo ainda mais sobre o Reino, sobre o Dono do Reino, sobre nós mesmos e sobre o mundo ao nosso redor! Mais um treinamento para o futuro!
Muitas confirmações depois, decidimos seguir caminho, obedientes àquilo que ouvíamos de Deus, e viemos, no segundo semestre de 2007, para onde estamos hoje: Piratininga-SP, Vila do Louvor.
Depois de 6 meses de casado tivemos nossa primeira experiência com uma casa (risos)!!
Após o período de experiência e "familiarização", servimos aqui como obreiros de ETED no primeiro e segundo semestres de 2008, e eu no segundo semestre de 2009. Além disso também servimos na área de intercessão, hospitalidade (Lily) e escola de futebol (Kadu).
A escola de futebol, que depois chamamos de Projeto Futebol Vila Real, "nasceu" na mente do meu amigo e irmão Danilo Ladentim e ocorreu por um ano, entre o segundo semestre de 2008 e o segundo de 2009. Atingimos mais de 100 crianças e temos bons testemunhos de frutos até hoje, embora saibamos que os maiores atingidos fomos nós mesmos..., Deus tinha muito pra fazer conosco e com nossa visão! Acabou porque, além de entendermos depois que foi o tempo de Deus, houve mudança na política aqui com novo prefeito, novos secretários, inclusive secretário de esportes, causando assim um certo conflito por eles acharem que éramos partidários do último governo, etc..., coisas que acontecem no trabalho que fazemos!
Na ETED do primeiro semestre de 2008 tivemos o prazer de liderar uma equipe de prático que passou por Itália e Espanha. Foi um tempo maravilhoso, de muito aprendizado pra nós pelas aventuras e dificuldades que passamos. Língua nova, cultura diferente, pessoas e reações "estranhas" ao que é normal pra nós, comidas diferentes... Passamos 25 dias em cada país, sendo que rodamos por 4 cidades na Itália e por alguns lugares diferentes na Espanha, ao redor e em Madri.
Na Espanha conhecemos uma preciosa família: Júnior, Patrícia e a filha Rebeca. Andamos bastante com eles e soubemos de suas intenções naquele país, suas possibilidades de trabalho, sua história. Ficamos muito felizes de poder compartilhar esse tempo com eles e pudemos iniciar ali uma ótima amizade. Amizade essa que pode ganhar novos capítulos agora, já que "rolou" o convite pra passarmos mais um tempo trabalhando com eles. Já estava no nosso coração um dia podermos serví-los e abençoá-los com nossa vida, por gratidão
àquilo que eles proporcionaram pra nós enquanto estivemos lá, então ficamos felizes e decidimos orar sobre esse convite, vindo a aceitar o desafio agora no fim desse ano de 2009.
Eles estão agora em Cáceres, região de Extremadura, pioneirando um trabalho com evangelismo, treinamento e outras coisas.
Estaremos servindo nas necessidades que eles tiverem lá, principalmente na primeira ETED, que eles estarão realizando em parceria com Portugal no primeiro semestre do ano que vem.



Esta é a família que estaremos servindo lá: Patríca, Júnior e Rebeca.

Religião na Espanha

By : Kadu


O artigo 16.3 da Constituição Espanhola vigente define o país como um Estado sem confissão: ‘‘Nenhuma confissão terá caráter estatal‘‘. Porém, é garantida a liberdade religiosa e de culto dos indivíduos e é assegurada uma relação de cooperação entre os poderes públicos e todas as confissões religiosas. O catolicismo é a religião predominante no país. A Igreja Católica é a única mencionada expressamente na Constituição, no mesmo artigo 16.3: ‘‘… e manterão as conseguintes religiões de cooperação com a Igreja Católica e as demais confissões‘‘. 77,3% dos espanhóis se consideravam católicos, segundo um estudo do Centro de Investigações Sociológicas realizado em 2007. Seguindo a os católicos, o ateísmo e o agnosticismo supõe 18,9% e outras religiões minoritárias 1,7%. Não obstante, a porcentagem de praticantes é muito menor. Segundo o mesmo estudo, somente 18,5% vai a missa de forma regular: 2,3% vão à missa varias vezes na semana, e 16,2% nos domingos e dias festivos. Este grupo cumpre as disposições da própria Igreja Católica sobre fluência. Também existem 11,3% que vão alguma vez ao mês, o que indica o declive da religiosidade da população.
Enquanto a membros, a segunda religião em importância é a muçulmana. Calcula-se que há uns 800.000 fiéis, vindos fundamentalmente das recentes ondas de imigração. Há também um número crescente de igrejas protestantes, que somam cerca de 400.000 fiéis (a estatística própria dos protestantes em Espanha indica 1.200.000, dos quais 400.000 são espanhóis e o resto são estrangeiros que residem na Espanha durante pelo menos seis meses ao ano). Em terceiro lugar vêm os Testemunhas de Jeová com 103.784 fiéis e logo após, com cerca de 20.000 fiéis, o mormonismo. A comunidade judia na Espanha não supera os 15.000 fiéis.


Fonte: Wikipédia

Um pouco sobre protestantismo na Europa

By : Kadu

O Protestantismo é essencialmente europeu, já que se desenvolveu a partir da tentativa de reforma da Igreja Católica Apostólica Romana, por parte de um importante grupo de teólogos e clérigos, entre os que se destacam o ex-monge agostiniano Martinho Lutero, no século XVI, na Europa Ocidental.
A "Reforma" Protestante alcançou êxito em muitas áreas da Europa. Em sua forma luterana é predominante no norte da Alemanha e em toda a Península Escandinava. Na Escócia surgiu a Igreja Presbiteriana. As Igrejas Reformadas também frutificaram nos Países Baixos, na Suíça e no oriente da Hungria. Com o desenvolvimento dos impérios europeus, principalmente o Império Britânico, nos séculos XIX e XX o protestantismo continuou a se expandir, se tornando uma fé de escala mundial. Essa expansão não atingiu de forma significativa países predominantemente católicos, como o caso da Espanha.







 Fonte: Wikipédia
Obs: Clique nas imagens para ampliar.

Religião na Europa

By : Kadu

A religião na Europa possui uma história rica e diversa e as suas várias fés tiveram uma grande influência na arte européia, cultura, filosofia e lei. A maior religião da Europa é o cristianismo enquanto que outras religiões, como por exemplo o islã, hinduísmo, budismo e judaísmo, existem com menor número de adeptos. A Europa é, na maior parte, uma região secular com um grande número e proporção de irreligiosos, agnósticos, e ateus na população do Mundo Ocidental.

Depois do iluminismo do século XVIII, o ateísmo e o agnosticismo difundiram-se na Europa Ocidental. No século XIX, o Orientalismo contribuiu para alguma popularidade do budismo, e o século XX trouxe o sincretismo, Nova Era e vários movimentos religiosos novos, divorciando a espiritualidade das tradições herdadas por muitos europeus. A história mais recente trouxe o secularismo e o pluralismo religioso.

Atualmente o teísmo está perdendo a prevalência na Europa em favor do ateísmo e a religião vem perdendo campo para o secularismo. Países europeus tem experimentado um declínio acentuado na porcentagem de pessoas que frequentam a igreja, bem como no número de pessoas que professam crença num deus. A Eurobarometer Poll 2005 revelou que, na média, 52% dos cidadãos dos estados membros da União Européia dizem acreditar num deus, 27% acreditam que existe algum tio de espírito ou força vital ao passo que 18% não acreditam em qualquer tipo de espírito, deus ou força vital. 3% não responderam. Esta situação é frequentemente denominada "Europa Pós-Cristã".

Milhões de europeus não professam nenhuma religião ou são ateus, agnósticos ou humanistas.


Abaixo seguem alguns mapas e estatísticas sobre isso:






Catolicismo Romano
Cristianismo Ortodoxo
Protestantismo
Islã Sunita
Islã Xiita



Fonte: Wikipédia
Obs: Clique nas imagens para ampliar.


História da Espanha

By : Kadu

Em sua história o território já foi invadido e colonizado por cotas, fenícios, cartagineses, gregos e pelo ano 200 a. C. a maior parte da Península Ibérica começou a formar parte do Império Romano. Após a queda de Roma, a península foi dominada pelo Reino visigodo, o embrião da atual Espanha. Tal reino foi estabelecido no século V e se manteve até os começos do século VIII. No ano 711 aconteceu a primeira invasão de muçulmanos, vindos desde o Norte da África, e que em poucos anos dominaram grande parte da Península Ibérica.
As contínuas disputas entre muçulmanos e cristãos tiveram como conseqüência a Reconquista, começando no século VIII com a resistência cristã no norte da Espanha e através dos seguintes séculos com o avanço dos reinos cristãos ao o sul, culminando com a conquista de Granada e com a expulsão dos últimos mouros em 1492. Durante este período os reinos e principados cristãos se desenvolveram notavelmente.
A esse desenvolvimento seguiu o processo de colonização de diversos territórios descobertos por Cristóvão Colombo, fazendo com que a Espanha se tornasse potência mundial, sua era de ouro. A literatura e as belas artes na Espanha floresceram de maneira muito significativa durante este período, conhecido pela expulsão dos judeus e dos muçulmanos e pelo estabelecimento da Inquisição.
Perdeu potência depois por algumas perdas militares decorrentes de guerras com a Europa continental, se tornando uma potência menor.

Depois de mais um tempo, acaba vendo suas colônias se tornando independentes, fruto da guerra Hispano-americana em 1898 sobrando apenas os territórios africanos.
Em 1936 o país se submergiu em uma terrível guerra civil. A guerra deu lugar a uma ditadura fascista, conduzida por Francisco Franco que controlou o país com mão de ferro até 1975. A Espanha foi oficialmente neutral durante a Segunda Guerra Mundial; as décadas seguintes à guerra foram relativamente estáveis a pesar da tremenda pobreza e destruição, e ainda que durante as décadas dos 60 e os 70 o país experimentou um crescimento econômico assombroso permaneceu culturalmente e politicamente reprimido. Após a morte de Franco em 1975, a quem sucedeu o Rei Juan Carlos I, e a aprovação da Constituição de 1978, no transcurso do que historicamente se é conhecido como a Transição, foi realizada uma transformação sem precedentes do país. Essa transformação levou a Espanha a ser atualmente uma democracia consolidada e uma das maiores potencias econômicas do mundo.



Fonte: Wikipédia

- Copyright © Kadu e Lily - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -